terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Principais Intérpretes Contemporâneos


Podemos afirmar que a música popular brasileira nesses últimos anos sofreu profundas modificações, Os nossos grandes nomes ainda são aqueles oriundos dos anos 60 e 70. Em que pese a renovação constante, que passa nosso cancioneiro, com a cada dia surgindo novos artistas e predominância de ritmos novos como a Axé Music, o Pagode, o Sertanejo (ou breganejo), Funk, Rap e muitos outros, o que se nos tem mostrado através da mídia é muito desalentador e nos remete a um futuro incerto.
Sendo construída com inúmeras influências , a música brasileira foi sendo concebida com influências fortes, entre elas :A cultura indígena que envolvia danças rítmicas, sobretudo nos festejos religiosos, e a fusão entre música e dança era uma forma de celebração e culto de suas próprias crenças. Os sons da natureza se faziam presentes na música indígena, que por sua vez procurava mimetizar os sons de aves e animais silvestres.Da cultura portuguesa que trouxeram para o território muitos instrumentos europeus, dentre os quais alguns são de importância fundamental nas sonoridades de alguns estilos da música popular brasileira produzida até hoje, tendo sido incorporados à tradição musical popular fundamentalmente brasileira.


Entre estes instrumentos contam o cavaquinho, o violão e a viola. Por outro lado, outros instrumentos foram trazidos pelos colonizadores lusos: os instrumentos de sopro como o trombone de vara e o clarinete, além de instrumentos de percussão como o pandeiro, e também outros instrumentos melódicos/harmônicos a sanfona e o piano, além de muitos instrumentos utilizados na música erudita, como os instrumentos de arco.
O piano foi um instrumento que, inicialmente, figurava apenas nos meios da corte portuguesa que se transferira para o Brasil, difundindo-se mais tarde nas casas das famílias burguesas, sendo elemento-chave dos saraus familiares.
foi a contribuição do negro africano, que migrou forçadamente para o Brasil na condição de escravo, sob o jugo colonizador escravocrata. Apesar disto, o negro africano soube conservar e cultivar muito de sua cultura de origem, incorporando nas tradições brasileira suas danças, seus ritmos e as sonoridades de suas canções
A contribuição africana para a música brasileira foi ainda mais além, com a incorporação de seus instrumentos bastante característicos, eminentemente de percussão. Dentre estes instrumentos estão, por exemplo, o berimbau, a cuíca, o reco-reco, os atabaques. As sonoridades destes instrumentos foram, a partir daí, largamente utilizadas na canção popular do Brasil, constituindo então uma das chaves da nossa música.