quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Caracteristicas da MPB

Rock Nacional (O BRock dos Anos 1980)O rock brasileiro da década de 80 é também considerado por muitos como pop
rock nacional dos anos 80. Foi um movimento musical que surgiu já no início daquela
década. Ganhou o apelido de BRock do jornalista Nelson Motta. O BRock se
caracterizou por influências variadas, indo desde a chamada new wave, passando pelo
punk e pela música pop emergente do final da década de 70. Em alguns casos, tomou
por referência ritmos como o reggae e a soul music. Suas letras falam na maioria das
vezes sobre amores perdidos ou bem sucedidos, não deixando de abordar é claro
algumas temáticas sociais.
O grande diferencial das bandas deste período era a capacidade de falar sobre
estes assuntos sem deixar a música tomar um peso emocional ou político exagerados.
Fora a capacidade que seus integrantes tinham de falar a respeito de quase tudo com
um tom de ironia, outra característica marcante do movimento.
Tudo começou com o aparecimento de bandas como a Gang 90, seguida por
sua contrapartida carioca, a Blitz e seu grande sucesso "Você não soube me amar". O
auge da Blitz aconteceu em 1985, no show do Rock in Rio. Liderada por Evandro
Mesquita, a banda tinha como característica marcante as performances teatrais no
palco, que se tornaram grandes brincadeiras responsáveis pela animação coletiva do
público que comparecia aos shows.
Outro marco importante do BRock foram os shows no “Circo Voador”, local que
se tornou o berço de várias bandas que estouraram naquela época, revelaram
Paralamas do Sucesso, Kid Abelha e Os Abóboras Selvagens, Gang 90, Barão Vermelho,
entre outras. Destas, as que tiveram mais destaque (e continuam tocando e fazendo
relativo sucesso até hoje) são os Paralamas, Kid Abelha e Barão Vermelho.

Novas Tendências da Música Popular Brasileira

FUNK CARIOCA
O funk carioca, diferente do norte‐americano, é um tipo de música eletrônica
originado nas favelas do Rio de Janeiro, derivado do Miami Bass, devido à sua batida
rápida e aos vocais graves.
Ao longo da nacionalização do funk, os bailes ‐ até então, realizados nos clubes
dos bairros das periferias da capital e região metropolitana ‐ expandiram‐se a céu
aberto, nas ruas, onde as equipes rivais se enfrentavam disputando quem tinha a
aparelhagem mais potente, o grupo mais fiel e o melhor DJ. Neste meio surge DJ
Marlboro, um dos vários protagonistas do movimento funk.
Com o tempo, o funk ganhou grande apelo dentre os marginalizados ‐ as
músicas tratavam o cotidiano dos frequentadores: abordavam a violência e a pobreza
das favelas. Há ainda os funks chamados de “proibidões”, cujas letras que exaltam o
crime organizado (tráfico de drogas) ou tratam de temas pornográficos.

MANGUE BIT (MANGUE BEAT)
Mangue beat (também grafado como mangue bit) é um movimento musical
que surgiu no Brasil na década de 90 em Recife que mistura ritmos regionais com rock,
hip hop, maracatu e música eletrônica.
Esse estilo tem como ícone o músico Chico Science, ex‐vocalista, já falecido, da
banda Chico Science e Nação Zumbi, idealizador do rótulo mangue e principal
divulgador das idéias, ritmos e contestações do Mangue Bit. Outro grande responsável
pelo crescimento desse movimento foi Fred 04, vocalista da banda Mundo Livre S/A e
autor do primeiro manifesto do Mangue de 1992, intitulado "Caranguejos com cérebro".

A CENA DOS BLOCOS SHOW
No final dos anos 1990, começa a surgir um movimento de revitalização do
carnaval carioca, com a profissionalização de blocos que passam a formar batuqueiros
dentro de uma concepção inspirada na aprendizagem dos mestres de bateria das
Escolas de Samba.
O pioneiro nesse processo é o MONOBLOCO. Com formação de escola de
samba, o grupo carnavalesco – criado no ano 2000 pelo grupo Pedro Luís e A Parede ‐
mistura samba, batucada coco, funk e charm. Sai com uma bateria de cerca de 120
batuqueiros, comandados pelo maestro Celso Alvim.
A partir daí foram surgindo muitos outros blocos como o Bangalafumenga, o
Empolga às 9, o Quizomba, o Cordão do Boitatá, o Mulheres de Chico (grupo só de
mulheres que interpreta somente músicas de Chico Buarque) e a Orquestra Céu na
Terra, que toca marchinhas do passado e do presente.