quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Inovação na MPB

Ricardo Herz com Dominguinhos
A vida é mutável. E como tudo na vida também é, não poderia ser diferente com a música. Com o passar dos tempos, aspectos vão se modificando e ganhando uma nova roupagem, uma nova linguagem, um novo público alvo e novos caminhos para seguir.
A Música Brasileira assumiu um caráter bem variado. É fácil notar as mudanças e como elas ocorreram. Tudo aconteceu de forma graduada e sutil, para que aos poucos todos fossem percebendo as inovações, mas não estranhassem. De uns tempos para cá, novos ritmos passaram a embalar os brasileiros nas suas festas, nas suas reuniões, no seu descanso, mostrando as boas novidades que surgem a cada dia no cenário musical brasileiro. Foi justamente isso que aconteceu com a música popular brasileira, a conhecida MPB.
A transição para a década de 1970 foi marcada pelo surgimento da Música Popular Brasileira. A MPB é resultado de uma mistura de povos e costumes. Nossa música tem sua origem nos rituais indígenas, na dança africana e nas tradições européias. Essa grande miscigenação garantiu características marcantes a uma música cheia de história que retrata um povo criativo e feliz. Com influência de outros ritmos como o rock e o samba, a MPB teve grande difusão no cenário musical.
Lenine e Yusa
Fazer refletir , pensar. Talvez toda música devesse embutir essa missão, mas o fato é que, naqueles anos, no Brasil, a MPB se encarregou disso, e, após o golpe militar, as referências à ditadura, à desigualdade social e a temas de apelo popular, como reforma agrária, mortalidade infantil entre outros, apareceram em suas letras e mesmo nos seus arranjos, ora de forma explícita, ora de maneira velada, por meio de metáforas que foram tão bem trabalhadas pelos compositores.
A música brasileira cresce, evolui e se transforma, alcançando o mundo todo com a alegria a diversidade típica de nosso povo. A nossa nova música é completamente fragmentada, com recursos estrangeiros, ritmos internacionais e letras mais incisivas. E finalmente na nova MPB que continua misturando música erudita com samba, com eletrônico, com forró, com violão e voz, mas de uma forma mais melódica e agradável dando uma personalidade nova ao estilo velho, onde a Bossa Nova entra em perfeita harmonia com o Rock paulera. A música tem se adaptado aos nossos ouvidos e nós temos nos adaptados às suas diferenças que só tem feito bem aos nossos costumes inovadores. A MPB é um bom exemplo disso, fazendo sucesso em muitas partes do mundo.